Projeto - Academia residencial

Projeto de reforma transforma academia residencial, criando mais conforto e comodidade para os condôminos.

Projeto - Academia residencial

As academias residenciais ou salas de ginástica exclusivas para moradores, se tornaram comuns em quase todos os empreendimentos residenciais lançados a partir do final da década de 1990.

Atualmente, até mesmo os prédios mais antigos já se renderam a essa necessidade de oferecer aos seus condôminos, um espaço para quem quer se exercitar ou treinar, sem precisar recorrer a uma academia convencional. Esses espaços estão sendo criados ou reformados nos prédios onde, originalmente não existia uma academia.

As vantagens são muitas! Além da comodidade de não precisar se deslocar de casa para se exercitar em outro local, você pode fazer suas atividades no horário que lhe for mais conveniente, com conforto e segurança.

Outra vantagem está na valorização do seu imóvel. Um condomínio que oferece além da área de lazer, uma academia bem equipada, irá com certeza, agregar valor e facilitar na hora da venda do apartamento.

Um dos nossos projetos mais recente, foi a reforma da academia de um residencial, construído há mais de 20 anos.

Selecionamos algumas imagens do antes e depois, com relato sobre a proposta de projeto e materiais usados na obra de reforma.

Estudos iniciais:

Imagem do projeto em 3D

Integração:

A academia antes funcionava em duas salas separadas por uma porta de comunicação. Na sala menor, com piso de cerâmica, ficava a sauna (que não era mais usada), as esteiras e a bicicleta. Na sala maior, ficava os equipamentos de musculação. Com a reforma, a parede que separa as duas salas foi aberta, até onde foi possível, e a porta de comunicação eliminada. Um piso único, vinílico apropriado para academia, foi colocado em toda a área, integrando os dois espaços.

Aproveitamento dos espaços ociosos:

Atrás do pilar existia um box com ducha e uma cabine de sauna, que não era mais usada. Essas áreas foram aproveitadas, ampliando o espaço da academia. No lugar da ducha, ficou a bicicleta e onde era a sauna, passou a ser uma área para alongamento.

Área com nova função:

Onde antes abrigava a sauna, hoje é um espaço para alongamentos antes e depois dos treinos.

Painel para TV:

A abertura da parede, possibilitou a criação de um painel entre as janelas. A parede foi revestida com porcelanato, inspirado em deck de madeira. A composição em "tabuleiro de jogo de damas", deu movimento ao painel. A finalização nas laterais é feita com bite de poliestireno, pintado na mesma cor das paredes.

Parede de vidro:

A parede da academia foi aberta para a circulação de acesso à quadra esportiva e parque infantil, que também foram reformados, e ganhou painéis fixos de vidro, criando sensação de amplitude para a academia e para a circulação.

Nova porta de acesso:

A antiga porta de madeira foi substituída por uma porta mais larga de vidro temperado. Um sistema de cartão magnético, instalado na entrada da academia, aciona a iluminação, tomadas e ar condicionado, garantindo que ninguém esqueça os equipamentos ligados quando sair da academia, promovendo economia de energia.

Uniformidade:

As salas antes, separadas e revestidas com materiais diferentes, parecia abrigar duas academias. A abertura da parede, o piso vinílico único, a cor de um cinza suave aplicada em todas as paredes, com rodapés de poliestireno branco, criaram uniformidade para toda a área.

Mais conforto:

A porta de acesso da sala maior, foi eliminada após a integração, ficando apenas um único acesso. No lugar da porta, a parede foi aberta e ganhou um painel de vidro fixo. Apesar do espaço está agora climatizado, foram instalados ventiladores para aqueles que preferem malhar com as janelas abertas.

Obra entregue:

Cada reforma é um desafio, mas é sempre prazeroso entregar uma obra. Para projetar uma academia é preciso ter alguns cuidados, como posicionar corretamente cada equipamento no ambiente, usar uma tinta lavável de fácil manutenção nas paredes (aqui usamos semi brilho), piso resistente à impactos, iluminação eficiente, tomadas de acordo com os equipamentos...

Criar um espaço bonito, mas antes de tudo, funcional, com boa circulação, bem iluminado e com temperatura agradável.

Para esclarecer dúvidas ou se quiser solicitar um orçamento entre em contato. Teremos prazer em atendê-lo. Clique aqui e conheça mais sobre a forma como trabalhamos.

Bernal Projetos | Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Conheça também nossa página nas redes sociais:

Face
www.facebook.com/bernalprojetos
Insta
www.instagram.com/bernalprojetos
pinterest-logo---Copia-5
www.br.pinterest.com/bernalprojetos/pins/
90x32_black
Homify profissionais