Apto Studio - Relato de projeto

Reforma transforma Studio de uso para fim de semana em moradia definitiva com espaços funcionais e aconchegantes.

Apto Studio - Relato de projeto

Você trocaria um apto amplo com 3 quartos por outro tipo Studio?

No melhor estilo SER mais do que TER, esses clientes toparam desapegar de muitas das suas coisas e apostar em um estilo de vida mais minimalista.

Pedir que me enviassem um pequeno relato de como foi essa experiência. Segue o depoimento deles:

"O que é mudar de um apartamento de 3 quartos, com 130m2, no último andar de um edifício de 12 andares, com visão privilegiada para o mar, em uma rua super pacata de um excelente bairro de Salvador, para um flat de 50m2, com vista para outras realidades sociais (metrô, comunidades, tráfego intenso de veículos.......)?????? Para nós, foi uma mudança completa de vida, pois o espaço que tínhamos (3 amplos quartos, 3 banheiros, 1 sala de grandes dimensões, uma vasta cozinha, com uma considerável área de serviço), estava sendo utilizado nos últimos tempos para guardar coisas que não usávamos mais, para ficarmos preocupados com a manutenção do imóvel, enfim, para tantos usos inúteis!!!!! A felicidade que tivemos quando começamos a nos adaptar no novo “reduzido” espaço era tão grande, que quase não cabia nele, rsrsrs. Passamos um tempo morando no novo apartamento, logo depois de o adquirirmos, para ver se conseguiríamos “sobreviver” nas novas condições. E quão não foi a nossa felicidade ao atravessarmos esse período de adaptação de uma forma tão leve. Hoje, já totalmente adaptados ao novo espaço, caminhamos na direção de dar a esse cantinho a “nossa cara”, com pequenos objetos de decoração, que nos deixam ainda mais felizes!!!!"

Quando falo no Minimalismo, não é no sentido de viver apenas com 5 camisetas e 3 jeans ou ter uma sala branca com apenas um sofá, mas sim em dá novo sentido a sua vida, com menos do que você está acostumado a ter, viver sem acúmulos, achar a medida certa do seu necessário. Mas isso é um outro assunto...

O assunto aqui é mostrar a transformação de um Studio em um espaço aconchegante e funcional, integrado, mas, ou mesmo tempo, setorizado, onde cada cantinho tem uma finalidade.

Antes:

Imagens do apto antes da reforma

A primeira vista o apto estava em bom estado. Mas, faltava personalidade.

Apesar de bem conservado, o apto lembrava o ambiente de um hotel para executivos. Apenas uma parede estreita, onde ficava o rack com a TV, separava o quarto da cozinha. A cama ficava totalmente exposta para a porta de entrada e o cantinho da área de serviço era aberto, deixando expostos lavanderia, máquina, vassouras e materiais de limpeza .

Estudos preliminares

No estudo inicial, a divisória seria composta de Metalon e bambu, o custo orçado ficou inviável, então partimos para o plano B: Uma divisória em Drywall  com acabamento em textura de cimento queimado com aberturas compostos de nichos preenchidos com caixas iluminadas para decoração e semi vazadas para circulação do ar. No final, ficou tão bonita quanto a ideia inicial.

Imagens da obra

O Studio contava com uma pequena varanda e um terraço. Para ganhar metragem de área útil, integramos a varanda ao espaço interno, instalando a nova porta no limite de acesso ao terraço. Uma parede divisória em Drywall foi erguida, dando um pouco de privacidade a área destinada a cama.

Studio reformado

Todos os cantinhos receberam cuidados especiais. Logo na entrada, o piso diferenciado em porcelanato amadeirado, delimita a área do hall de entrada e dá às boas-vindas a quem chega.

Studio reformado - Estar

A parede divisória, em Drywall com acabamento em cimento queimado e aberturas compostas foi desenhada de forma a dá privacidade e permitir a circulação do ar condicionado. Os desenhos geométricos compondo nichos fechados e parcialmente vazados, criam harmonia e compõem a decoração dos dois lados da divisória. Longe se ser apenas um elemento divisor, a parede com nichos iluminados expõe os objetos e lembranças de viagens. Memórias afetivas que não puderam ser abandonadas.

Studio reformado - cantinho da área de serviço

Antes totalmente aberta, a área de serviço foi fechada com porta de vidro jateado. O pequeno espaço foi planejado para caber tudo o que era necessário de forma prática e funcional. A bancada foi confeccionada em Corian com o tanque embutido, modelado com o mesmo material. A máquina de abertura frontal, instalada sob a bancada, permite uma área de trabalho junto ao tanque, ideal para dobrar roupas ou servir de apoio. Sob o tanque, uma prateleira também de Corian, apoia balde e bacias. Armário alto, guarda materiais de limpeza e o cabideiro lateral, auxilia na hora de passar as roupas. No cantinho oposto, ainda tem espaço para vassouras, escada e tábua de passar roupas.

Studio reformado - Estar / Cozinha

Antes da reforma, a cozinha ficava localizada logo na entrada. Nossa proposta foi de deslocá-la para mais próximo do terraço e criar um espaço de estar na entrada. Uma estante projetada sob medida, com nichos e gavetões, tem portas de correr em vidro pintado de branco, que esconde armários com prateleiras para armazenamentos diversos. Em frente à estante, um sofá cama permite receber um hóspede eventual.

Studio reformado - Cozinha

A bancada de cozinha foi projetada nos mínimos detalhes para total aproveitamento dos espaços. Toda em Corian, incluindo a cuba, tem canal equipado para secar louças, copos e talheres. barras inox para apoio de pratos quentes ao lado do cooktop, lixeira embutida e tampa deslizante que serve para cobrir a cuba, ampliando a área de trabalho da bancada. Os armários em MDF amadeirado, segue o mesmo padrão dos outros móveis. Observe que eles não têm puxadores. No lugar deles optamos pelo pulsador magnético para abrir e fechar portas e gavetas.

Studio reformado - Quarto

Do outro lado da divisória, fica a cabeceira da cama com painel estofado e arandelas fixas no painel. Os criados laterais são de materiais diferentes, sendo um em laca branca com gaveta e o outro, em estrutura em aço inox, feito sob medida, com prateleira de vidro.

Studio reformado - Quarto

Em frente a cama, o armário de portas de correr espelhadas, guarda as roupas e esconde a TV. Um cantinho aproveitado também como closet, fica atrás de outra porta espelhada.

Studio reformado - Banheiro

Seguindo o padrão das outras bancadas do apto, a do banheiro também é em Corian. Na parede, como destaque, o porcelanato escolhido forma desenhos geométricos em tons de azuis e cinzas, valorizando a bancada branca.

Studio reformado - Banheiro

Aqui a iluminação em dois momentos: Só com o LED embutido sob o armário aéreo e  com a iluminação embutida no forro de gesso. O armário superior é dividido em três partes, sendo no meio fechado com porta de correr e nas laterais com portas de giro, todas espelhadas. Optamos por não fazer um armário convencional embaixo da bancada e sim, uma prateleira de apoio, também em Corian.

Studio reformado - Banheiro

A área do box é destacada com piso e parede em porcelanato amadeirado e nicho em Corian. Duas lâmpadas com acionamentos independentes, permitem escolher entre uma iluminação convencional ou azulada para banhos relaxantes.

Studio reformado

Próximo ao terraço, no meio do vão, fica a mesa com quatro lugares. De um lado, um cantinho para trabalho e estudo, com espaço para o notebook e para guardar pastas e papeis, e do outro lado, fica um cantinho destinado ao bar e café, com nichos que vão abrigar uma cervejeira e uma adega. O espaço é separado da cozinha por uma parede de cobogó de louça azul.

Studio reformado - Terraço

Uma cortina de vidro dá acesso ao terraço que foi revestido com porcelanato amadeirado, apropriado para área externa. Dali dá para apreciar o pôr do sol e o anoitecer da cidade em boa companhia, com um café ou uma cerveja. Tudo de bom!

Conheça outros conteúdos no nosso blog e saiba mais do universo de reformas e construções.

A Bernal Projetos foi criada pelos arquitetos Maristela e Gilson Bernal. Visite nosso site com depoimentos de clientes e imagens do antes e depois de obras executadas.

Para saber mais ou solicitar visita e orçamento para projeto e obra, entre em contato.