Vamos falar um pouquinho sobre banheiros. Um banheiro bonito e bem planejado, agrega valor ao imóvel. É um dos menores ambientes de uma residência e um dos mais complexos, seguido pela cozinha, na hora de reformar. Por conta disso é preciso observar alguns detalhes importantes.

Projeto de reforma para apto na Barra

Comece pelo começo e quando falo começo é pelo projeto. Com o projeto, você consegue visualizar como ficará seu banheiro depois de pronto, testar opções de revestimentos, tipos de louças e metais, além de cor e materiais diferentes para bancadas. Observe como o mesmo banheiro muda completamente com opções diferentes de acabamentos. Na primeira opção o banheiro tem uma pegada mais industrial, com o detalhe de azulejo metrô preto no box e granito preto no nicho e bancada. Na segunda opção a escolha do porcelanato amadeirado e bancada em mármore bege, deixa o banheiro mais aconchegante. Ficou fácil para o cliente visualizar e optar pela primeira situação.

Projeto reforma banheiro de hóspede - Residência em Lauro de Freitas

Antes de começar o quebra-quebra, escolha e quantifique os revestimentos. Gosto de escolher revestimentos neutros para o piso e paredes gerais e um revestimento diferenciado para destacar o fundo do box e/ou uma parede junto à bancada.

Aproveite a substituição dos revestimentos, para verificar a necessidade de substituir também as bases dos registros de gaveta e pressão, tubulações e conexões. Atenção para os acabamentos dos registros: É preciso que seja do mesmo fabricante da base. Então se você não for trocar a base, busque um acabamento do mesmo fabricante da base existente.

Se você mora em apartamento, fica mais complicado alterar o posicionamento do vaso sanitário, pois toda a tubulação do seu banheiro está sobre o forro do seu vizinho de baixo.

Fique atento também, se você pensa em substituir o seu vaso sanitário convencional com descarga embutida na parede pelo vaso com caixa acoplada. É preciso buscar um conjunto acoplado com furação compatível com o existente. Geralmente a distância da furação entre a parede e o vaso com caixa acoplada é maior do que o do vaso convencional.

Reforma banheiro apartamento Cabula

Banheiros pequenos pedem soluções criativas que otimizem o espaço.

Reforma banheiro apartamento Cabula

Quando o espaço da bancada é mínimo, o modelo de cuba chanfrada cria a sensação de uma bancada maior. Substitua o armário convencional por um gavetão sob a pia e explore o espaço superior. Pode parecer que não, mas armário com pouca profundidade (em torno de 18cm) preenchendo toda a parede sobre a bancada e o vaso tem espaço suficiente para guardar todo tipo de material de higiene e você ainda pode usar as portas de correr com espelhos. O nicho embutido na parede do box é lindo e prático, além de livrar você de ficar se batendo, quando o box é pequeno, nas prateleiras de apoio.

Reforma banheiro apartamento Garcia

Espaço de armazenamento por trás do espelho. Feito sob medida, esse armário projetado tem parte central fechado com porta de correr e nichos laterais fechados com portas de giro. Todas as portas espelhadas.

Projeto reforma banheiro piscina - Residência em Lauro de Freitas (opção 01)
Projeto reforma banheiro piscina - Residência em Lauro de Freitas (opção 02)

Mesmo em banheiros pequenos, o que vai determinar o custo da obra são os materiais escolhidos. Aí entra o projeto para direcionar a obra de acordo com o que você quer investir.

Nos exemplos acima, mostram duas situações para um mesmo ambiente com materiais diferenciados, que impactaram no custo total para a escolha do cliente.

Reformas - projetos e obras de Bernal Projetos

Quando escolher sua cuba, preste atenção no posicionamento da altura da bancada. A altura total deve ser medida do chão até a borda da cuba. Já vi muito erro por aí, quanto ao posicionamento da cuba de apoio. Ficando muito desconfortável o seu uso. Então anote aí: Altura de bancada para cuba esculpida  (foto 01) ou cuba embutida (foto 04) pode variar entre 85 e 90 cm. No caso de cubas de apoio (foto 02) ou semi-encaixe (foto 03), você deve abater a altura da cuba. Se sua cuba de apoio, por exemplo, tem 15 cm de altura, sua bancada deve ficar a uma altura de 75 cm do piso (total de 90 cm na borda da cuba).

Reforma banheiro Residencial Mundo Plaza

Outro ponto importante da reforma é o cuidado com a iluminação. Você pode criar cenários diferentes com comandos separados para a iluminação. Deixando o banheiro mais intimista para um banho relaxante ou mais iluminado para tarefas como se barbear ou fazer a maquiagem.

Aproveito para comentar sobre a opção da prateleira aberta com o mesmo material da bancada, em substituição ao armário convencional. Fica super charmoso aproveitar o espaço com cestos e caixas, guardando o material de higiene no armário superior. A vantagem é ter um espaço mais arejado, fácil de limpar, livre de humidade e da molhação que sempre estraga o armário, quando esse fica muito próximo ao chão.

Reforma banheiro Residencial Mundo Plaza

Gosto de usar uma iluminação com foco no box, que muitas vezes fica sombreado pela iluminação central. Aqui se vê a opção de uma luz azul para banho relaxante e outra de acionamento independente na cor branco quente.

Reforma banheiro suíte master apartamento Ondina

Quando o tamanho do banheiro da suíte do casal permite, é muito bom prever duas cubas para a bancada.

Banheiro suíte master - Residência Alphaville Litoral Norte 2

O projeto aqui atendeu ao sonho do casal, de ter uma verdadeira sala de banho com box com dois chuveiros, bancada ampla com duas cubas e banheira dupla.

Reformas - projetos e obras de Bernal Projetos

Por fim, não menos importante, são as escolhas dos acessórios. O modelo de torneira escolhido deve combinar com os acessórios (toalheiros, papeleira, cabides, acabamentos de registros). Se você tem aquecedor, substitua na reforma, os misturadores de duas torneiras para o chuveiro, por acionamento por monocomando. Inove também nos puxadores, escolhendo peças de design diferenciado, valorizando seu armário. E não esqueça dos mimos para sua bancada. Bandeja com porta sabão líquido, aromatizadores  e perfumes compõem bem a bancada.

Bernal Projetos | Maristela e Gilson Bernal

Quer saber mais sobre a Bernal Projetos? Clique aqui e conheça as opções de projetos e acompanhamento de obra ou entre em contato. Ficaremos felizes em ouvir sua história e planejarmos sua reforma.