Vai construir? Tudo o que você precisa saber para contratar seu projeto.

Saiba como contratar um projeto arquitetônico para construção e/ou reforma.

Vai construir? Tudo o que você precisa saber para contratar seu projeto.

11

Se você tem um terreno e quer construir do zero ou se já tem um imóvel e pretende ampliá-lo, você precisará de uma licença da prefeitura de sua cidade: O alvará de licença para construção ou para ampliação.

arquitetura-urbanismo

O primeiro passo é pensar no projeto. Se você chegou até nós é porque já viu e gostou do nosso trabalho ou recebeu indicações.
No nosso contrato, especificamos cada etapa do projeto, esclarecendo o que é o projeto legal (básico) e a importância do projeto executivo.
Nosso entrosamento deve deixá-lo confortável, com você sentindo-se à vontade para expor todos os seus desejos e necessidades.

Arquitetura

Projeto contratado, é hora de interpretar seus sonhos através de desenhos.
Como um namoro, ouvimos sua história, seus planos e anseios e vamos juntos, construindo uma relação e ajustando estudos de layout e volumetria até chegar ao seu projeto ideal.

Layout-1
(Bernal Projetos -Layout projeto residência Condomínio Villas do Jacuípe)

Estudos de layout: desenho das divisões internas.

Estudo_01_P3-page-001
(Bernal Projetos - Volumetria projeto residência Condomínio Busca Vida)

Estudos de volumetria: Ideias de como ficarão o volume e as fachadas.

3D-frente-04
(Bernal Projetos - 3D projeto residência Alphaville Litoral Norte)

Layout e volumetria resolvidos, é hora de gerar o estudo em 3D para visualizar melhor como ficará sua construção e já ter como definir materiais de acabamento, formas e cores.

--Fundo-final
(Bernal Projetos - 3D projeto residência Alphaville Litoral Norte).

Com o 3D também é possível fazer um estudo de incidência solar. Você pode visualizar o percurso do sol durante todo o dia e o seu impacto nas fachadas. Podendo avaliar o conforto térmico nos ambientes.

Abrir-um-Escrit-rio-de-Arquitetura

Estudo definido e aprovado por você. Tudo redondinho do jeito que você quer, sem nenhuma dúvida, é hora de aprovar na prefeitura e obter sua licença para construção.
Além das pranchas gráficas que compõem o projeto legal e dos documentos referentes ao terreno, você precisará também do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), emitido pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), fornecido por nós e da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), emitida pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), fornecido pelo engenheiro responsável pela sua construção.

projeto-arquitet-nico

Projeto legal, também chamado de projeto arquitetônico básico. São peças gráficas necessárias para análise e aprovação do projeto pela prefeitura. Geralmente composto de: planta de localização, planta de situação com esquema de esgoto, planta baixa de cada pavimento, no mínimo dois cortes e desenhos das fachadas, além do memorial descritível contendo informações sobre materiais, revestimentos e sistemas construtivos.

projetos-construcoes-reformas-01

Projeto aprovado pela prefeitura e alvará em mãos (geralmente válido por dois anos) é hora de começar a pensar na construção.
Se você quer construir de forma mais tranquila e econômica, é imprescindível o projeto executivo.

O projeto executivo é o projeto legal devidamente detalhado para a construção. Nele você terá as etapas detalhadas separadamente para cada seguimento e profissional específico: pedreiro, gesseiro, eletricista, marmoraria...etc. Facilitando em muito, o entendimento do projeto por cada profissional.

Outra vantagem é conseguir com o projeto executivo, levantar o quantitativo dos revestimentos, orçar buscando melhores preços e encomendar com antecedência bancadas de mármores ou granitos, esquadrias e outros materiais, gerando uma grande economia no custo final da obra, provando que projeto não é custo e sim investimento.
Muita gente acha que basta construir apenas com o projeto básico, o que gera muitas dúvidas, ficando você à mercê do operário que não tem informações suficientes para a construção, causando, além do desperdício de materiais, instalações erradas, prejuízo financeiro e atraso na obra.

Já atendemos clientes que tinham contratado apenas o projeto básico com outro profissional e perceberam na obra que existiam problemas que só com o projeto de prefeitura não seriam resolvidos, necessitando de ajustes e detalhamentos para dá continuidade a obra.

Outros, chegavam com um projeto em 3D, mas sem nenhum detalhamento. Ou seja: Um projeto com linda apresentação, mas que não era executável.
Enfim, uma grande dor de cabeça.

Exemplos de projeto executivo:

19-1
(Bernal Projetos - Projeto residência Condomínio Águas de Jaguaribe)

Planta de iluminação com locação das luminárias e definições dos comandos.

18-1
(Bernal Projetos - Projeto residência Condomínio Águas de Jaguaribe)

Planta e detalhes construtivos do forro de gesso.

63(Bernal Projetos - Projeto residência Condomínio Villas do Jacuípe)

Detalhes construtivos para os banheiros com especificações de revestimentos e locações de louças e metais, detalhes construtivos para peças de granito...
O Projeto executivo segue para plantas de pisos, detalhes específicos para cozinha, área de serviço, área de lazer, escadas, gradis, cobertura, etc.

3
(Bernal Projetos - Estudo para quarto rapaz - Apto Caminho das Árvores).

Se quiser um projeto ainda mais completo você pode solicitar também o projeto de decoração, que pode ser uma assessoria com indicação de complementos de decoração como mobiliário, cortinas, papeis de paredes, tapetes, etc.

54
(Bernal Projetos - Projeto residência Condomínio Villas do Jacuípe)

Ou um projeto de decoração com detalhamentos como o de marcenaria, por exemplo, que contempla os desenhos dos armários com distribuição interna, especificações de acabamentos e detalhes construtivos para execução em empresa especializada.

planta-arquitetura

Para projetos mais complexos ou quando o condomínio onde o imóvel será edificado exige, é necessário contratar também projetos complementares específicos de engenharia como a sondagem do terreno, o projeto estrutural, projeto planialtimétrico, projeto elétrico e hidro sanitário.

Antes-e-Depois--1-
(Bernal Projetos - Reforma portaria condomínio Lauro de Freitas)

Se você já tem um imóvel e necessita de uma reforma com ampliação, assim como para constrtuir você precisa de um alvará de construção, para ampliar será necessario um alvará de ampliação fornecido pela prefeitura.

O projeto legal, nesse caso, deve constar o desenho da construção existente e da área que será ampliada.

Capa

Você vai encontrar vários preços diferentes para projeto de arquitetura.
O importante é você saber diferenciar custo de valor. Afinal projeto não é como uma geladeira que você escolhe modelo, marca, cor e pode orçar em vários lugares com a certeza de estar avaliando o preço de um mesmo produto.

Há pessoas que procuram menor custo, sem se preocuparem com o resultado final e há pessoas que entendem os benefícios de investirem em um projeto bem detalhado, personalizado, com diferencial estético.
Acredito que depois de investir suas economias em uma construção, você não vai querer ter uma casa igual as outras do seu condomínio, não é?

24-2

Uma edificação bem detalhada, com uma boa fachada, cômodos bem divididos, boa iluminação e ventilação natural possuem um valor de mercado muito acima de edificações mal construídas.

É importante avaliar não só o custo do projeto, mas quanto de valor o projeto vai agregar ao seu imóvel. No futuro próximo sua construção estará valorizada e você se beneficiará, se resolver vender ou alugar, com retorno muito além do que o investido no projeto.

Existem várias formas de cálculo para se chegar ao preço de projeto: hora trabalhada, custo da construção, por metro quadrado construído, etc.
Calculamos o valor do nosso projeto em função da metragem quadrada final pretendida para a construção.
Para o projeto legal (básico) o valor varia de 20,00/m² a 25,00/m².
Para o projeto executivo o valor varia de 40,00/m² a 45,00/m².
O valor pode variar em função da metragem (quanto maior a metragem, menor o percentual).
Você pode se beneficiar com um valor menor, fechando o pacote único de projeto (legal + executivo).

-DSC01307-3

Espero que você tenha entendido cada etapa de projeto.
Para esclarecer outras dúvidas ou se quiser solicitar um orçamento entre em contato. Teremos prazer em atende-lo.

Bernal Projetos| Maristela e Gilson Bernal
(71) 3372-8221 / (71) 99977-4307 / (71) 99609-1392
[email protected]
www.bernalprojetos.com.br

Conheça também nossa página nas redes sociais:

Face
Insta
pinterest-logo---Copia-5
90x32_black