Cozinha em conceito aberto

Seleção de projetos com cozinhas no conceito aberto.

Cozinha em conceito aberto

Quando eu era criança, a cozinha da casa dos meus avós era o coração da casa. Encontros de família, bate-papo com a vizinha... Tudo acontecia na cozinha. Na casa da minha sogra é assim até hoje. A sala de estar é mera passagem entre a porta da rua e a cozinha.

Com o passar dos anos, a população cresceu e com isso, cresceu também a quantidade de edifícios de apartamentos cada vez mais compactos. A correria do dia-a-dia, os almoços rápidos, cada um com seus horários, fizeram com que os cafés das manhãs e almoços em família em torno da mesa na cozinha,  já não fossem mais possíveis. Daí surgiram as cozinhas "corredores" (pequenas, estreitas e compridas) destinadas apenas ao preparo das refeições.

Nos anos 90, era marcante os espaços bem demarcados: Cozinha, sala de TV, sala jantar e estar. Essa última, sempre arrumada, quase nunca era usada.

Hoje, as salas de TV foram praticamente abolidas nas casas e apartamentos da classe média. A TV faz parte da sala de estar, dando nova vida e uso a esse ambiente. E aí entra também a cozinha. A correria do dia-a-dia continua a mesma, mas, eletrodomésticos mais eficientes, facilitam a vida de quem trabalha fora. Além disso, a gastronomia começou a ganhar força, fazendo com que as pessoas se aventurem a criar pratos novos e compartilhem as experiencias com os amigos.

Essa volta à "mesa" da cozinha, trouxe a necessidade de maior integração. A cozinha se abre para sala, e com isso as pessoas passam a conviver mais. Cozinhar passou a ser uma atividade prazerosa e as famílias passaram a investir mais no conforto e aconchego desse novo espaço integrado, onde se pode atender a multi tarefas: cozinhar, receber amigos, assistir TV, ouvir música...

Projeto residência Alphaville

O projeto elaborado para construção, já nasceu com a cozinha em conceito aberto. Aqui, cozinha, jantar e estar íntimo, (tem um outro estar no andar superior) compartilham a mesma área, voltada para a área de lazer com piscina e deck.

Projeto residência Alphaville

O espaço da cozinha é composto de bancada ampla com cooktop e coifa de ilha com área para preparo e refeições rápidas. Bancada com pia e balcão aberto para a piscina, armários tipo torre com forno e micro-ondas embutidos. A porta lateral, leva a uma dispensa, deixando a cozinha livre de armários aéreos.

Projeto residência Alphaville

As esquadrias de vidro se abrem para a área verde. Da ilha de quartzo, quem está cozinhando, tem visão privilegiada da área de preservação permanente.

Reforma apto Graça

A proposta desse projeto foi integrar totalmente cozinha, sala de jantar, estar e varanda. Para isso, a parede que separava a cozinha da sala foi demolida, criando o conceito aberto.

Reforma apto Graça

Sai a parede e entra uma grande ilha, como elemento divisor entre o espaço da cozinha e a sala de jantar. A bancada ampla de granito Preto São Gabriel, abriga armários de um lado e espaço para refeições do outro. Observe que colocamos uma tomada na cor preta na lateral da ilha. Discreta, ela está pronta para atender qualquer equipamento que se queira ligar na ilha.

Reforma apto Ondina

Reformado, a parede que antes separava a cozinha da sala desse antigo apartamento, também foi demolida.

Reforma apto Graça

Ponto de encontro da família, o balcão curvo integra cozinha com a sala de música, estar e jantar, além de deixar a cozinha visível para a piscina da cobertura.

Reforma apto Mundo Plaza

Aqui, cozinha e sala se misturam nesse apto tipo estúdio. O uso dos mesmos acabamentos para os armários da cozinha e estante, criam unidade e integram, criando a sensação de um só móvel.

Reforma residência Piatã

Proposta diferente, essa cozinha foi integrada à área externa da casa. O quintal recebeu novo piso amadeirado tipo deck, cobertura de pergolado de madeira e policarbonato e foi transformado em uma copa anexa à cozinha, aberta para o jardim.

Reforma apto Garcia

Integramos a cozinha desse apto quarto/sala de um jovem casal. Apenas um balcão, separa a cozinha da sala, servindo de passador e apoio para a mesa de jantar.

Reforma apto Stiep

Aqui também um balcão de apoio é o elemento divisor entre a cozinha e a sala.

Depoimento de cliente

Depoimento sobre a experiência de ter uma cozinha aberta, por Magnólia Borges.

"Traz uma sensação de amplitude e de aconchego ao mesmo tempo. Um incentivo para aventuras gastronômicas, sempre na deliciosa companhia da família"              

Maristela e Gilson Bernal

Para saber mais, conheça as opções de projetos da Bernal Projetos, agora também no formato online.