Acompanhamento de obra

Entenda porque é importante investir no acompanhamento de obra.

Acompanhamento de obra

Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância do acompanhamento de obra pelo arquiteto. Afinal, são muitos os benefícios.

Se sua percepção para esse serviço é de um custo a mais e não um investimento, pare e responda 5 perguntas:

1) Você entende de obra? Essa pergunta abrange não só a parte técnica, mais também a logística: cronograma, programação de etapas de serviços, momentos certos para encomendas de materiais determinados e serviços ...

2) Você tem tempo para comprar materiais, muitas vezes urgentes, para o dia a dia da obra?

3) Você sabe onde encontrar os melhores preços e produtos de fornecedores confiáveis?

4) Mesmo que você tenha boas referências dos profissionais que executam a sua obra, será que as soluções dadas por eles, para os imprevistos que acontecem em uma reforma, são as melhores opções?

5) Você consegue avaliar o rendimento e a qualidade dos serviços executados?

Enquanto você pensa nas respostas, separamos algumas imagens de nossas obras, e listamos algumas etapas importantes que precisam de acompanhamento.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reformas aptos Jaguaribe e Graça

As peças em pedra (granito, mármore, quartzo ...) são um dos itens mais problemáticos de uma obra. Precisam que as medidas estejam precisas. O acompanhamento deve acontecer ainda na marmoraria. Checagem de medidas, cortes, encaixes e acabamentos na fase de confecção, evitam atrasos na obra, retrabalho, e prejuízos na produção de peças executadas de forma errada ou em desacordo com o projeto.

O cuidado começa no projeto. É necessário definir os elementos embutidos na bancada de pedra. Eletrodomésticos como cooktop ou fogão embutido, precisam da definição de marca e modelo, pois cortes precisam ser feitos de acordo com o equipamento. Assim como os cortes para as cubas, furo de torneira, lixeira, calha úmida e dispenser para detergente (no caso de bancada de cozinha).

Nem todos os tipos de pedras são apropriadas para cozinha . Mármores, por exemplo, são mais frágeis e devem ser evitados nessa área. Para banheiros e outros ambientes a liberdade de escolha é maior. Essa definição deve ser feita durante o desenvolvimento do projeto. Gostamos de levar nossos clientes na marmoraria para escolher as pedras, quando ainda estão em chapas no pátio. Assim é possível visualizar o desenho natural formado pelos veios e selecionar o que mais agrada.

Vale comentar que muitas vezes, a definição da empresa de marmoraria para executar suas peças, baseada na escolha do orçamento mais barato, nem sempre traz vantagem. É preferível economizar optando por uma pedra mais barata, com uma garantia de uma execução perfeita, do que uma pedra exótica com preço bacana, porém, com péssimo acabamento.

Quando acompanhamos a obra, temos a certeza de que as paredes, pontos hidráulicos e revestimentos, estão corretamente posicionados, o que nos dá a tranquilidade de encomendar as peças com antecedência, e garantir ganho de tempo na obra, já que essas peças precisam de prazo para confecção.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reforma varanda apto Barra

É engano imaginar, que não há necessidade de acompanhamento em uma obra considerada pequena. Por vezes o espaço é pequeno, mais a obra é complexa. Ajustes de pontos hidráulicos e elétricos, construção de alvenaria para embutir um equipamento específico, podem ser uma dor de cabeça se não forem bem executados.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reforma hall social apto Loteamento Aquarius

Uma obra "pequena" pode além de ser complexa, demandar uma boa organização e liderança para administrar vários profissionais de diferentes seguimentos, em um espaço mínimo. Necessário ter as etapas bem definidas, para que um profissional não interfira no serviço do outro.

Vários serviços foram executados na obra desse hall. Serviços de pedreiro, eletricista, gesseiro, pintor, carpintaria, laqueador, vidraceiro, instalador de papel de parede... Tudo precisou ser bem orquestrado, para evitar conflitos e atrasos.

Acompanhamento Bernal Projetos - Construções residência Alphaville e área de lazer Jaguaribe

Se é importante o acompanhamento em uma pequena reforma, imagina em uma construção. Ficamos impressionados, como tem pessoas que constroem apenas com o projeto básico para aprovação da prefeitura, e sem acompanhamento. Imagino o quanto de dúvida deve surgir! O projeto para construção deve ser muito bem detalhado para que tudo flua o mais tranquilo possível. Definições de revestimentos, pontos elétricos e hidráulicos, desenhos detalhados da marmoraria, coberturas e tantos outros devem fazer parte do projeto construtivo. Você deve ter em mente, que todas as etapas são importantes e que o sucesso de uma depende da etapa anterior. Portanto, fundações e estruturas bem feitas, paredes niveladas, vão garantir uma boa base para os materiais de acabamento e garantir o equilíbrio e beleza do conjunto. Não adianta investir em revestimentos sofisticados, e aplicá-los em uma base mal feita.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reformas residência Piatã e apto Graça

Se na sua reforma está prevista demolições, é importantíssimo que haja o devido acompanhamento. Plantas estruturais, de elétrica e hidráulica originais da construção devem ser avaliadas, ainda no processo da elaboração do projeto de reforma. É possível ainda, que seja necessária consulta técnica com engenheiro habilitado para que tudo seja executado com toda segurança.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reformas aptos Caminho das Árvores, Costa Azul e Graça

Chegada a hora de iniciar o assentamento dos revestimentos, o acompanhamento é muito importante. O início do assentamento (por onde começar), a forma, o alinhamento, os encontros...Tudo precisa estar bem calculado para que o resultado fique o mais próximo da perfeição. Um pedreiro que trabalhe bem, mas não tenha esse "olhar", pode pôr a perder um material, muitas vezes de alto valor agregado, provocando prejuízo material e atraso na obra.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reformas aptos Alphaville, Ondina e Barra

Ainda existem aqueles revestimentos diferenciados, que formam painéis, verdadeiros mosaicos, que dificilmente o pedreiro conseguiria assentar sem orientação. É preciso nesses casos, escolher as pedras uma a uma, criando uma composição, numerar as peças e só depois iniciar o assentamento na parede.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reforma academia condomínio Graça

Outro item importante no acompanhamento é o posicionamento dos pontos elétricos. É horrível a visão de fios aparentes, quando esse detalhe não é observado. O cuidado em posicionar pontos próximos aos equipamentos e prever dutos de ligação ocultos na parede entre os equipamentos, deve estar previsto no projeto e acompanhado de perto na obra.

Acompanhamento Bernal Projetos - Reformas aptos Horto, Alphaville e Jaguaribe

Não menos importante é a limpeza e proteção dos materiais da obra. Forrar os pisos com lona ou "salva pisos", proteger fechaduras, luminárias, louças e metais, cobrir bancadas de pedras e paredes revestidas, são atitudes básicas, que muitas vezes não são tomadas pelos profissionais que estão executando cada serviço. A verificação desse cuidado deve ser feita diariamente na obra. Nada pior do que ter aquele mármore lindo arranhado por ferramentas ou luminárias com respingos de tinta...

Acompanhamento Bernal Projetos - Reformas aptos Garcia e Alphaville Salvador

Por fim os detalhes finais. Instalação da marcenaria, vidraçaria, luminárias especiais como arandelas e pendentes, papeis de parede ... são os últimos elementos da obra. O acompanhamento é importante para que os serviços sejam executados com cuidado para que não danifique o que já está finalizado.

A Bernal Projetos tem mais de 20 anos de experiência em reformas com obras executadas. Entre em contato para saber mais.