Meu primeiro apartamento

Dicas para quem vai montar seu primeiro apartamento.

Meu primeiro apartamento

Durante todos esses anos, atendemos muitas pessoas que nos procuraram para realizar o sonho de montar o primeiro apartamento.

Jovens casais começando a vida à dois, solteiros dando seu primeiro voo solo... Apartamentos usados precisando de reformas ou novos precisando de um toque de personalidade, mesmo com o dinheiro curto foi possível atender as expectativas deles e criar um ninho aconchegante.

Sabe, aquele cantinho que você tem orgulho de chamar de seu? Pois bem, com muito cuidado e carinho, respeitando gostos e bolsos, seguimos criando espaços e orientando os marinheiros de primeira viagem.

Imóvel usado

Os imóveis antigos normalmente têm preços mais atrativos e cômodos maiores, mas é preciso ter muito cuidado antes de fechar negócio. É imprescindível uma boa inspeção, principalmente se a sua reserva para a reforma for limitada e você não pode contar com valores emergenciais para custos extras.

Na hora de comprar, geralmente as pessoas se encantam com o espaço mobiliado (se o apto em questão, ainda estiver ocupado) e esquecem de olhar o que de verdade importa: Verificar se há paredes com infiltrações, se o piso está firme (se fizer barulho de oco é sinal de cerâmica sem aderência e às vezes é necessário até refazer o contra piso), se o piso do box tem caimento para o ralo, como está a situação dos registros de água e descargas, verificar a situação das esquadrias (ver o estado das janelas, se precisa de manutenção ou de substituição), se as portas e rodapés tem cupins, além de verificar o quadro de energia (dependendo da idade do imóvel, fatalmente será necessário ampliar o quadro, além de substituir todos os disjuntores e toda a fiação elétrica).

Cozinha e banheiro, são os ambientes mais caros em uma reforma e você não deve economizar na infraestrutura. Vale verificar as tubulações e se for necessário não ter dúvida em trocar as bases de registros e válvulas das descargas.

Mas, você pode economizar na compra dos revestimentos e acabamentos. Por isso, é vantagem investir em um projeto com um profissional.

Com um projeto criativo, é possível mesclar produtos de boa qualidade, com custos mais acessíveis e montar um ambiente bem bacana.

Para esse banheiro de um jovem casal, usamos materiais com custos mais em conta, como o granito cinza Corumbá, cuba embutida, pastilha de vidro, mesmo revestimento no piso e nas paredes, deixando apenas o box com um revestimento diferenciado no porcelanato amadeirado.

Se o piso antigo estiver firme, uma boa opção é aplicar piso sobre piso. O revestimento vinílico é excelente para esse tipo de aplicação. De instalação rápida, fácil manutenção e com variados padrões de cores de madeira é um material com excelente custo x benefício. Aqui, nós usamos o mesmo piso vinílico na sala e no quarto.

Verifique também o que de bom pode ser aproveitado na reforma. O forro, onde criamos o home office do casal, estava perfeito, sem falar que é de uma madeira bem bonita. Não pensamos duas vezes em mantê-lo, substituindo apenas a luminária.

Se o dinheiro ficar curto para os móveis, escolha peças básicas e neutras. Você pode ter uma decoração leve e descontraída, sem precisar investir em peças de design logo de primeira. Vá decorando aos poucos, depois que estiver livre dos custos com a reforma.

Aposte na marcenaria branca. Os móveis em MDF branco são mais em conta, ajudam na sensação de mais espaço e claridade e ainda criam uma base neutra para sua decoração. E por falar em decoração, crie sua ambientação aos poucos, garimpando os objetos com calma, usando peças que criem memorias afetivas, como lembranças de viagem e objetos que você já tem. Aqui, a coleção de guitarras passou a decorar os ambientes no lugar dos quadros.

Imóvel novo

Pode parecer contraditório, mas você vai sim, precisar investir em uma reforma quando comprar um imóvel novo.

Muitos apartamentos são entreguem só no contra-piso (principalmente nos quartos) e você vai precisar comprar e assentar o novo piso. Além disso, os acabamentos são o básico do básico! A bancada da cozinha, a depender do tipo do seu fogão (cooktop ou embutido), dificilmente vai servir, e uma bancada sob medida vai aproveitar melhor os espaços. Provavelmente você vai precisar relocar e ampliar os pontos elétricos, para atender a arrumação dos móveis que mas lhe convier. Precisará também, no mínimo, colocar portas de box e acessórios nos banheiros. Isso sem falar no fechamento da varanda, se optar por integrá-la à sala.

Se você consegui investir um pouquinho mais e sair do comum, pequenos toques podem criar personalidade, sem precisar sair quebrando tudo. Trocar a bancada, cuba e torneira, aplicar uma faixa de um material diferenciado sobre o revestimento existente, faz toda a diferença. O banheiro deixou de ser "sem sal" e passou a ser um espaço convidativo!

Marcenaria planejada pode ser um importante aliado para compor pequenos espaços. Se não tem espaço para mesa de jantar convencional e você não quer renunciar a ela, que tal criar um móvel sob medida, que agregue valor a sua decoração?

Um armário sob medida às suas necessidades, pode apoiar TV, alguns eletrônicos e servir de suporte para decoração e outros itens, desafogando outros armários da casa.

Como vocês já sabem, adoramos reformar e mais ainda em ajudar a construir novas histórias. Para saber mais, conheça as opções de projetos da Bernal Projetos, agora também no formato online.