Reforma na praia

Reforma transforma antiga casa de férias em um refúgio perfeito para o descanso da família na praia.

Reforma na praia

A antiga casa de praia da família, estava sofrida pelo tempo, precisando de amor e atenção. E é aí que entramos nessa história.

Você vai conhecer agora, a história da transformação de uma casinha de praia com muito potencial escondido e que renasceu depois da reforma, se transformando no refúgio predileto, para o descanso e lazer da família.

Imagens da sala - Antes da reforma

Quando vi a casa pela primeira vez, meu olhar foi todo direcionado para cima. Me apaixonei de cara pela estrutura do telhado. O forro de madeira, a estrutura da cobertura em eucalipto e a tesoura com fechamento de vidro, criando um detalhe maravilhoso na fachada, já me dizia que a casinha tinha muito potencial.

A cozinha era aberta, mas tinha uma meia parede esquisita. A diferença gritante do piso da sala para o da cozinha, não favorecia a integração. As esquadrias arqueadas, datadas dos anos 80, pediam uma modernização urgente.

As prateleiras no corredor, pareciam querer disfarçar o pé-direito alto, mas não estavam ajudando...

Sala - Depois da reforma
O forro e a estrutura do telhado foram preservados na reforma

Partindo do madeiramento maravilhoso do telhado, criamos um conceito praiano, estilo conhecido como Coastal, de características  que promovem o aconchego do rústico, leveza, iluminação natural e traz palheta de cores neutras que remetem à areia, às conchas, o céu e o mar.

Estilo Coastal ou Praiano

Despojado e de fácil manutenção, o piso inspirado no cimento queimado, une a aparência do material com a praticidade do porcelanato. O mesmo acontece com a cerâmica inspirada no ladrilho hidráulico da parede do balcão. A parede da TV, foi revestida também com cerâmica, inspirada em tijolinho caiado rústico. Ficou maravilhoso com um custo bem enxuto. Aliás, a especificação dos materiais visando um projeto econômico também foi levado em consideração.

Optamos em rebaixar o forro no trecho do corredor e fechamos com painel vertical, como arremate colocamos um pranchão de madeira que segue em direção à cozinha, formando uma sanca com iluminação pontual sobre a bancada de refeições.

Sala - Depois da reforma

Outro detalhe da sala é a parede de alvenaria que apoia o pranchão de madeira. Aproveitamos para criar nichos revestidos de madeiras com iluminação para movelaria. Ali ficam as imagens dos santos. Toda essa parede recebeu cimento queimado, valorizando mais ainda esse cantinho.

Cozinha - Antes da reforma

Não precisa nem falar que a cozinha precisava de uma renovação total. Aproveitamos para rever o acesso para o exterior e buscar uma solução para obter iluminação natural direta.

Cozinha - Depois da reforma

Observe que fechamos a porta que antes dava acesso a lateral da casa. É onde hoje se encontra a bancada com cooktop, forno e coifa. Para favorecer a iluminação e ventilação naturais, abrimos uma janela sobre a pia, entre a bancada e os armários superiores. Assim, não perdemos espaço de armazenamento com uma janela alta e resolvemos a questão.

A nova bancada em "L" favorece a triangulação: geladeira - pia - fogão, e o fluxo no preparo dos alimentos. Além disso, conseguimos um total aproveitamento do espaço com armários para armazenamento e encaixe dos eletrodomésticos.

Cozinha - Depois da reforma

O balcão que antes era solitário no lado esquerdo, passou a integrar todo o complexo, no lado direito. Observe que o balcão sai do volume de alvenaria, com acabamento em cimento queimado onde estão os nichos e parece fazer parte do conjunto. O mesmo revestimento, inspirado no ladrilho hidráulico da parede externa, foi aplicado também na parte interna do balcão. No cantinho do cozimento, o revestimento escolhido foi o azulejo metrô, trazendo um toque urbano à composição. Como o forro segue a inclinação do telhado, resolvemos os arremates dos revestimentos, delimitando uma altura com réguas de madeira, o que ficou muito charmoso.

Banheiro social - Antes da reforma

Do banheiro social, só ficou o forro de madeira. Tudo mais foi substituído, até mesmo a janelinha de madeira em arco.

Banheiro Social - Depois da reforma

Como o pé direito com forro de madeira é inclinado, seguindo a inclinação da cobertura, delimitamos a altura do revestimento com réguas de madeira (mesmo recurso usado na sala/cozinha). Da régua até o forro, aplicamos o cimento queimado. O piso recebeu cerâmica inspirada no ladrilho hidráulico. Dentro do box, piso e parede de fundo no porcelanato madeirado. O nicho de granito embutido é perfeito para apoiar shampoo, cremes e sabonete para o banho. Perceba a uniformidades dos tons, escolhidos nos materiais, o que remete a um rústico aconchegante.

Quarto filho - Depois da reforma

No quarto do filho, os acessórios decorativos trazem as referências da praia e do mar. Piso no porcelanato cimentício, parede da cama com aplicação de cimento queimado e móveis em madeira e MDF branco, formam uma composição de base neutra para o quarto.

Quarto hóspedes - Depois da reforma

No quarto de hóspedes, estreito e comprido, a parede da cama é a protagonista e ganhou toda atenção, com revestimento em porcelanato inspirado na madeira de demolição. A parte superior, delimitada por uma prateleira, recebeu tinta na cor azul turquesa que lembra um mar calmo. Os objetos de decoração, os tons escolhidos para a madeira dos móveis, a luminária tipo arandela de fibra natural, criam o cenário para o estilo praiano, presente em toda a concepção do projeto.

Suíte casal - Antes da reforma

A suíte do casal além da reforma transformadora, ganhou um Plus! A janela foi substituída por uma porta e uma nova área de varanda foi anexada ao quarto.

Suíte casal - Depois da reforma

O projeto para o quarto do casal seguiu a mesma linha dos outros quartos, com material de destaque para a parede da cama. Cada quarto recebeu um material diferente, criando ambientes diferenciados, mas que seguem o mesmo estilo.

Suíte casal - Depois da reforma

Antes janela, agora porta de correr separa o quarto da varanda, com estrutura de pergolado de madeira, coberta com forro de dendê e policarbonato.

Suíte casal - Depois da reforma

A varanda do quarto, tem piso de porcelanato madeirado, formando um deck rústico, com desenho em estilo Dama.

O banheiro da suíte segue a mesma linha do banheiro social. Aqui a parede de destaque, no fundo do box, foi revestida com cerâmica inspirada no ladrilho hidráulico.

As cores, os materiais escolhidos e os objetos da decoração trazem a paz e o frescor do mar para o interior do quarto.

Projetar, transformar espaços e executar a obra, vivenciando todo o processo, traz sempre novos aprendizados. Ver o desejo de uma família se tornar realidade com o espaço finalizado e a certeza que fizemos o nosso melhor, é gratificante. Aqui, como em tantos outros projetos, ganhamos amigos queridos.

Se quiser conhecer mais sobre a Bernal Projetos clique aqui. São anos de amor e parceria, construindo sonhos.