Esquadrias

Diferenças entre esquadrias de alumínio, PVC, vidro temperado e madeira. Veja o que melhor combina com a sua construção.

Esquadrias

Se você está pensando em construir ou reformar, ou ainda, se conhece alguém próximo envolvido nesta empreitada, já deve ter se deparado com muitas dúvidas. Qual estilo que mais agrada, quais revestimentos usar, qual melhor opção de pedra para as bancadas: mármore, granito, corian...Na escolha das esquadrias não é diferente.

Separamos algumas opções para lhe ajudar na melhor escolha, considerando custo, funcionalidade e estética.

Esquadrias de Alumínio Anodizado

Imagem Pinterest

Deve-se levar em conta o tipo de material e as ferragens, na hora da escolha do fabricante. Nem sempre é vantagem optar pelas esquadrias oferecidas com o menor preço. Perfis muito finos, vidro com pouca espessura, já demonstram a qualidade e com certeza dará dor de cabeça no futuro.

Residência Alphaville - Área de serviço - Projeto e obra da Bernal Projetos - Porta de giro e janela de correr em vidro e perfil de alumínio anodizado preto
Reforma apto Patamares - Quarto de hóspedes - Projeto e obra da Bernal Projetos - Janela de correr com perfil em alumínio branco

Anodização é o processo de fazer um filme de óxido sobre o metal por meio da imersão em um banho eletrolítico, que forma uma camada protetora contra desgastes, aumentando a resistência. O acabamento da esquadria pode ser o natural (prata) ou em cores. As cores mais usadas em esquadrias de alumínio anodizado são branco, preto, bronze ou inspiradas em alguns padrões de madeiras. O custo aumenta a depender da cor. Branco mais em conta, padrão madeira com custo maior.

Reforma apto Stiep - Sala estar - Projeto e obra da Bernal Projetos - Porta de correr e fechamento varanda com perfil em alumínio preto
Reforma apto Patamares - Sala com integração da varanda - Projeto e obra Bernal Projetos - Fechamento no sistema "cortina de vidro" em perfil de alumínio branco e vidro temperado

Esquadrias de Vidro Temperado

Reforma residência Piatã - Integração cozinha e varanda - Projeto e obra Bernal Projetos - janela e porta de correr em vidro temperado

Como o nome já diz, ela é toda em vidro, sem o caixilho de alumínio, apenas com discreto perfil de alumínio na parte superior e inferior, escondendo o trilho e roldanas. Tem a vantagem de deixar o visual mais limpo com sua transparência, permitindo a integração dos espaços.

Reforma residência Piatã - Integração sala e deck piscina - Projeto e obra Bernal Projetos - Porta de correr em vidro temperado
Reforma apto Mundo Plaza - Stúdio e terraço - Projeto e obra Bernal Projetos - Abertura no sistema "Cortina de Vidro" em vidro temperado

A esquadria em vidro temperado, permite vários tipos de funcionamentos, incluindo o sistema tipo "Cortina de Vidro" que pode, através do deslizamento e rotação de seus painéis, fechar total, parcial ou abrir completamente o vão entre os ambientes, permitindo uma completa integração dos espaços.

Reforma apto Graça - Varanda - Projeto e obra Bernal Projetos - Porta de correr e fechamento varanda no sistema de cortina de vidro, em vidro temperado

No exemplo da imagem acima temos a porta de correr em vidro temperado, que com sua transparência integra sala e varanda, permitindo o fechamento quando necessário, mantendo o ambiente com sua característica de varanda. Ao fundo se vê o fechamento com a cortina de vidro. Quando todos os painéis são abertos, "devolve" a sacada livre para apreciação da área externa.

Residência Alphaville - Home office - Projeto e obra Bernal Projetos - Abertura no sistema "Cortina de Vidro" em vidro temperado

Na imagem acima está representada 04 momentos com usos diferentes para a Cortina de Vidro:                                                                                                                   01 - Totalmente fechada, formado um painel transparente.

02 - Só um dos painéis aberto (rotacionado) e os demais fechados.

03 - Só um dos painéis aberto (rotacionado) e os demais afastados entre si, criando frestas para ventilação.

04 - Totalmente aberto com todos os painéis rotacionados no lado esquerdo do vão.    

A concepção do projeto foi a criação de um "quadro verde". Um painel que possibilitasse integrar a vegetação externa ao ambiente do home office, com opções de controle de aberturas para ventilação.

Residência Alphaville - Home office - Projeto e obra Bernal Projetos - Porta de giro em vidro temperado

A porta de giro, de acesso ao home-office que fica separado da residência, também é em vidro temperado.

Residência Alphaville - Home office - Projeto e obra Bernal Projetos - Janela de correr em vidro temperado e perfil em alumínio preto

Como também é a janela, na altura da bancada de trabalho, com vista para o jardim. A janela é dividida em três partes, sendo a central fixa, e as laterais de correr em trilhos independentes, o que permite que todas as partes se sobreponham no centro da esquadria.

Residência Alphaville - Cozinha - Projeto e obra Bernal Projetos - Janela de correr em vidro temperado e perfil em alumínio preto, no sistema Grappa

Outro sistema prático é o Grapa (ou Stanley), que permite a sustentação das folhas de vidro de correr e permite que elas se movam nos dois sentidos, através dos trilhos de alumínio superiores e guias inferiores. Esse sistema, permite otimização e melhor aproveitamento do espaço. As folhas de correr se ligam (mão amiga) e por guias inferiores, possibilitam a abertura e fechamento das portas em sequência. Ao puxar a primeira folha, as outras vêm junto, abrindo ou fechando o vão. Nas imagens acima se vê o sistema aplicado na janela da cozinha, em uma esquadria de vidro temperado. Como as imagens mostram, é possível controlar a abertura até os vidros estarem todos sobrepostos.

Esquadria de PVC

Residência Alphaville - Quarto - Projeto e obra Bernal Projetos - Janela de correr em vidro e perfil em PVC preto

As esquadrias de PVC, geralmente são mais robustas, muito resistentes e têm ótima performance térmico e acústico. São leves e deslizam suaves sobre os trilhos em esquadrias de correr, oferecendo praticidade e resistência. As cores mais comuns encontradas no mercado são o branco, preto e os padrões madeirados. Assim como as esquadrias de alumínio, a cor escolhida também impacta no preço final do produto.

Residência Alphaville - Quarto - Projeto e obra Bernal Projetos - Janela de correr em vidro e perfil em PVC preto

Aqui foi possível integrar à esquadria, persiana motorizada que por controle remoto, controla a luminosidade e ventilação. Além disso, a esquadria possuí uma folha extra com tela mosquiteiro.

Residência Alphaville - Sala - Projeto e obra Bernal Projetos - Portas de correr em vidro e perfil em PVC preto

Esquadria de PVC em "L", dividida em 06 painéis (03 de cada lado) com altura de 2,75 metros e largura 3,00 metros de um lado menor e 4,20 metros no lado maior. O sistema Grapa une as folhas que deslizam suavemente para as laterais, deixando a esquina livre e integrando sala com o terraço lateral e o jardim.

Residência Alphaville - Sala - Projeto e obra Bernal Projetos - Portas de correr em vidro e perfil em PVC preto

Esquadria de Madeira

Reforma residência Piatã - Vista externa - Esquadrias originais de correr em vidro e madeira Pau Dárco

Há ainda quem prefira investir nas esquadrias de madeira. Tem como vantagem a possibilidade de um design diferenciado, produzida sob medida de forma personalizada, porém é preciso investir também em ferragens de qualidade, para que a esquadria não venha com o tempo emperrar, dificultando seu funcionamento. Além disso, a madeira precisa de manutenção periódica, pois com ação das intempéries, tende a mudar sua aparência e sofrer com a umidade.

Pensando em preservação ambiental e sustentabilidade, hoje é possível o uso de materiais como PVC e alumínio, inspirados no padrão madeirado. A aparência é muito próxima da madeira natural, com a vantagem de baixa manutenção, praticidade e consciência ecológica.

Reforma residência Piatã - Sala - Projeto e obra Bernal Projetos - Seteiras originais em vidro e madeira Pau Dárco

Agora, se a ideia é reformar e as esquadrias de madeira existentes, estão em bom estado de conservação, sendo possível sua recuperação, então vale à pena mantê-las.

Esquadria Em ACM

Residência Alphaville - Porta principal - Projeto e obra Bernal Projetos - Porta ACM preto

Para terminar como não falar do ACM? Em inglês, ACM é a sigla para Aluminium Composite Material, e a tradução literal em português é Material Composto de Alumínio. Muito usado para porta de entrada que, vamos combinar, merecer ser no mínimo maravilhosa! Robusta, pode chegar a grandes alturas, as chamadas Big portas. Apesar de robustez, são leves e de fácil manutenção. Podem ser de cor ou em tons de madeira. Aqui, usamos uma porta de 1,30 mts de largura por 2,65 mts de altura na cor preta, para combinar com as demais esquadrias da casa. Optamos também em não usar puxador metálico e sim, uma cava vertical de cima a baixo. Para deixar o visual mais limpo e valorizar só a porta foi usado uma discreta fechadura digital.

Residência Alphaville - Porta principal - Projeto e obra Bernal Projetos - Porta ACM preto

Espero que esse Post tenha ajudado a esclarecer dúvidas sobre os tipos de materiais que podem ser utilizados para fabricação de portas e janelas, qual padrão combina melhor com o seu projeto, e atende melhor às suas necessidades.

Quer saber mais sobre a Bernal Projetos? Clique aqui e conheça as opções de projetos e acompanhamento de obra ou entre em contato. Ficaremos felizes em ouvir sua história e planejarmos sua reforma.