Relato de projeto - Piscina

Relato de projeto conta a história da construção rápida de área de lazer com piscina e espaço gourmet.

Relato de projeto - Piscina

Já imaginou ter uma piscina personalizada, feita sob medida, de forma rápida? Pois foi o que aconteceu nessa residência. Unindo projeto, tecnologia e inovação, foi possível transformar o jardim da casa em um belo espaço de lazer com pouco tempo de obra.

ESTUDOS INICIAIS PARA O PROJETO

A concepção inicial para o projeto, foi a criação de uma área de lazer com espaço gourmet ligado à varanda existente e uma piscina com deck, utilizando materiais que demandasse pouco tempo de obra.

ÁREA DE LAZER: ANTES E DEPOIS

O espaço disponível, consistia em um gramado plano na entrada da casa. Além de amplo, oferecia melhores condições de aproveitamento do sol para a piscina, durante boa parte do dia.

ÁREA DE LAZER: ANTES E DEPOIS

O espaço existente na lateral à varanda, foi usando como ligação para o novo espaço gourmet.

ÁREA DE LAZER: ESPAÇO GOURMET

Construído do zero, o espaço gourmet recebeu piso diferenciado do deck, e junto com a cobertura demarca a sua posição na área de lazer, centralizada entre o deck com chuveirão e a área de descanso.

ÁREA DE LAZER: ESPAÇO GOURMET

Inicialmente pensada para ser uma cobertura de laje concretada com jardim suspenso, a cobertura foi modificada no projeto executivo, para uma estrutura de pilares e pergolado de alumínio anodizado branco, mais leve e de rápida montagem. A proteção de policarbonato, recebeu forro de palha de dendê para amenizar o calor e deixar o espaço mais charmoso.

ÁREA DE LAZER: ANTES E DEPOIS

O espaço criado, tem estrutura de pia com armários, freezer e churrasqueira elétrica que também pode assar pizzas. Além de cadeiras e mesa para refeições.

ESPAÇO GOURMET

Na parede de fundo do espaço gourmet, foi aplicado textura clara de cimento queimado . Sobre o rodopia de granito, rodabanca de cerâmica formando um painel de quadrados e retângulos brancos. A torre da churrasqueira foi revestida também de porcelanato madeirado com um tom que remete à madeira da mesa rústica. A iluminação feita por trilho e spots brancos, fica "camuflada" na cobertura. À esquerda, a parede com painel de porcelanato (o mesmo usado no deck), marca a posição do chuveirão.

ÁREA DE LAZER: PISCINA

Para agilizar o processo de construção da piscina, optamos por uma piscina de fibra. Mas, não queríamos uma piscina de fibra comum. Decidimos pela sofisticação da linha Unlimited da IGUI. Uma piscina personalizada, sob medida, revestida com pastilhas de porcelana 2,5x2,5. Desenvolvemos o projeto com dimensões apropriadas para o local e necessidades da família, incluindo área com Spa do jeito que eles queriam e enviamos para a fábrica. Enquanto a piscina entrava em fabricação, adiantamos os cortes no terreno e estrutura para recebê-la, além da construção do deck e do espaço gourmet.

ÁREA DE LAZER: PISCINA

A piscina ficou pronta em 25 dias e apesar do tamanho, a logística foi perfeita. Transportada da fábrica, já toda pastilhada, em um caminhão Munck, em poucas horas a piscina estava no lugar.

ÁREA DE LAZER: DECK PISCINA

O revestimento do deck começou a ser feito antes da chegada da piscina, e depois que ela foi posicionada, foi possível fazer os ajustes e revestir as laterais. Repare que optamos por não enterrar totalmente a piscina, deixando-a semi-embutida, o que possibilitou a criação de uma escada de alvenaria e um banco na lateral.

O deck de porcelanato madeirado, cria uma atmosfera ao mesmo tempo, de aconchego e sofisticação, em harmonia com o paisagismo. O mesmo material foi usado no revestimento das paredes de contenção da piscina, escada e banco, que receberam acabamento em granito levigado, mesmo material da borda.

Resolvemos também aproveitar a terra retirada para criar um volume em um dos lados, integrando parte da piscina com o paisagismo. Uma sacada inteligente de aproveitamento da terra e que ficou lindo! Para isso foram criadas paredes de contenção nas laterais, que delimita também a área do deck.

Seguindo a cobertura da área gourmet, foi criado pergolados também em alumínio branco, interligando o espaço criado com a varanda existente. Nesse corredor de ligação, criamos uma área de descanso com banco de alvenaria que ganhou assento estofado e almofadas.

ÁREA DE DESCANSO

A parede da área de descanso recebeu revestimento de porcelanato inspirado em tijolinho rústico bege bem clarinho, o mesmo material foi aplicado no muro próximo ao chuveirão, do outro lado do espaço gourmet. Na laje em balanço e base do banco, foi aplicada textura de cimento queimado.

ÁREA DE LAZER

A piscina desenhada sob medida, tem área de Spa com bancos e bicos de hidromassagem. A piscina da linha Unlimited, também possui aquecimento, cromoterapia e controle de suas funções de forma remota pelo celular.

Vista de cima é possível perceber a integração da área de lazer com o paisagismo, o que agregou valor ao jardim de entrada da residência.

Cida e Maurício Medeiros

"Antes mesmo de conhecer Maristela e Gilson, já havíamos nos encantado com o trabalho desenvolvido pela Bernal Projetos.
Por indicação de uma amiga, acabamos chegando à casa de Roselena e Raimundo. Roselena nos mostrou cada detalhe da reforma, deixando bem claro como estava satisfeita e conosco não foi diferente. Adoramos o resultado da reforma de nossa área externa e isso se deve ao profissionalismo e atenção para com o cliente desde a elaboração do projeto até a finalização da obra. Agradecemos de coração a estes que hoje consideramos bons amigos."                                                                                                                                                                                                     Cida Medeiros

Maristela e Gilson Bernal em visita a fabrica durante a fabricação da piscina

Projetar, idealizar um espaço e executar a obra, vivenciando todo o processo, traz sempre novos aprendizados. Ver o desejo de uma família se tornar realidade com o espaço finalizado e a certeza que fizemos o nosso melhor, é gratificante. Aqui, como em tantos outros projetos, ganhamos amigos queridos.

Se quiser conhecer mais sobre a Bernal Projetos clique aqui. São anos de amor e parceria, construindo sonhos.