Relato de projeto - Pequena área de lazer

Reforma transforma quintal com instalação de piscina de fibra, deck e melhoria do espaço gourmet.

Relato de projeto - Pequena área de lazer

Cliente de Porto Alegre, nos procurou com o desejo de construir uma área de lazer na casa da família em Abrantes. Solicitação: Implantar  uma área de lazer com piscina e deck em um pequeno quintal no fundo da residência. Como desafio: criar uma ambientação personalizada usando uma piscina de fibra comum.

Desafio aceito. Mãos à obra!

Planta humanizada e imagens 3D

O projeto foi concebido para o máximo aproveitamento da pequena área, porém com o cuidado de deixá-la aconchegante, fugindo da ideia simplista de pavimentar todo o quintal e instalar uma piscina de fibra sem graça. Recursos como diferenças de alturas, piso amadeirado, cuidado na escolha das cores e dos revestimentos, jardineiras e iluminação deram movimento e aconchego a nova área de lazer da família.

Antes forrado com grama, o pequeno quintal, com  aproximadamente 26 m2, mede 5.88 mts de largura, por 4.51 mts de profundidade.

Vista do espaço gourmet para o fundo do lote, agora com piscina, ducha e um pequeno deck elevado com acolchoado tipo futon e almofadas para descanso.

Semi-embutida, a pequena piscina medindo 4.00 x 2.00, foi valorizada com instalação de borda de granito com acabamento levigado. A piscina elevada dá ideia de um spa. Sensação de aconchego amplificada com o piso de porcelanato amadeirado, inspirado em madeira rústica e o espaço estofado para descanso.

O quintal antes possuía uma área de ducha com chuveirão no canto direito do muro.

O novo chuveirão foi afastado do muro lateral, criando espaço para jardineira. O espaço mesmo pequeno, traz o verde, agregando frescor e harmonia ou conjunto. O revestimento cerâmico, inspirado em pedra Hijau, o porcelanato amadeirado e a cor da textura das paredes, se harmonizam com a proposta de aconchego, descanso e acolhimento familiar.

O espaço coberto, destinado ao gourmet já existia, porém, a área de preparo era mal aproveitada com uma bancada pequena com pia e uma churrasqueira pré-moldada.

Espaço gourmet repaginado. Com a reforma, a parede foi totalmente preenchida. A geladeira mantida, foi deslocada para o canto e na sequência, bancada maior em granito Marrom Absoluto, com torneira gourmet e novos armários, fogão industrial com coifa e churrasqueira de torre, projetada sob medida com tijolinhos refratários.

Agora, a área de preparo fica setorizada em uma das paredes do espaço gourmet. A grande mesa de madeira que já fazia parte do ambiente foi preservada e preenche o centro da área gourmet e ainda sobrou espaço para montar uma gostosa rede.

Para criar mais espaço para o deck e assim colocar cadeiras tipo espreguiçadeiras eventuais, a piscina fica encostada nas paredes, que receberam faixa revestida com cerâmica inspirada na pedra Hijau, contribuindo com beleza e "frescor" para a área de lazer.

O deck elevado com futons e almofadas para descaso, esconde a bomba da piscina que tem acesso através de dois tampos articulados, sob o acolchoado. Ideia criativa para tirar de vista o feio maquinário da piscina e usar de forma funcional o espaço.

Quer saber mais sobre a Bernal Projetos? Clique aqui e conheça as opções de projetos e acompanhamento de obra ou entre em contato. Ficaremos felizes em ouvir sua história e planejarmos sua reforma.