Relato projeto _ Casa em Lençóis
Relato de Projeto conta a história da reforma de uma antiga casa colonial, herança de família, no Centro Histórico de Lençóis na Chapada Diamantina, Bahia.
Essa postagem é muito especial. Fala da reforma de uma casinha especial em um lugar especial: Lençóis na Chapada Diamantina.
A Chapada é um dos lugares que mais amamos no mundo! Lençóis, Mucugê, Vale do Capão...Lugares lindos que fazem de cada viagem, cada retorno, momentos únicos. Mesmo que se volte para o mesmo lugar, a experiência será sempre nova, despertando novos olhares e novos sentidos. A Chapada parece nos envolver com uma energia reparadora, que vai aos poucos nos desacelerando e nos conectando com a natureza e com o Divino que há em nós.
Desenvolver esse projeto de reforma, foi um presente de uma antiga cliente muito querida. Presente, pela oportunidade e confiança (mais uma vez. Reformamos o apto de Salvador: Veja o Post: Reforma transforma apto antigo) para transformar uma casa histórica, herança de família, cheia de memórias afetivas, em um espaço de descanso e lazer, mantendo a fachada, sem agredir as características coloniais do Centro Histórico no qual a casa está inserida.
A reforma manteve as paredes internas com poucas alterações. O banheiro menor, antes suíte, passou a ser banheiro social, abrindo para o corredor. O banheiro maior, passa agora a atender a Suíte Master, onde antes era a antiga cozinha. A ampliação do fundo, permitiu a criação de um estar íntimo na suíte com varanda privativa e uma ampla varanda, onde foi colocada a escada helicoidal para acesso ao espaço gourmet no subsolo. A nova cozinha fica onde antes era um quarto.
Desde o início fico claro, que reformas estruturais precisavam ser feitas, como a substituição do telhado, elétrica, hidráulica e revestimentos. A escolha dos novos revestimentos foi cuidadosa. Era importante manter as características da região, ao mesmo tempo optar por materiais práticos e duráveis, tentando ainda preservar o que fosse possível. O piso de pedra degastado foi substituído pelo porcelanato inspirado no cimento queimado. Repare que as janelas foram recuperadas e ganharam a proteção de um painel inspirado no Muxarabi (painel treliçado árabe para manter a ventilação natural no ambiente e a privacidade dos moradores). Os móveis refletem bem a personalidade da cliente (o que nós adoramos conhecer e respeitar): móveis antigos, repaginados com cores fortes, tecidos que remetem ao aconchego e almofadas bordadas à mão (trabalho do artesanato local).
Como não amar essas esquadrias antigas, altas, elegantes, herança do nosso passado colonial? Todas as portas e portais foram recuperados e mantidos, valorizando também o pé direito alto. Todos os ambientes receberam a proteção de forro de madeira, seguindo a inclinação do telhado, mantendo assim, a altura do pé direito original.
No fundo, o novo telhado foi elevado e o telhadinho da cobertura no subsolo, cedeu lugar a ampliação que favoreceu o térreo com uma varanda ampla e um espaço gourmet com lavabo e lavanderia no subsolo.
Aqui se ver o antigo telhadinho antes e a área ampliada hoje, com a varanda e a escada de acesso ao subsolo.
Antes a salinha de fundo marcava o final da casa com duas bucólicas janelas com vista para o rio. Com a ampliação, a varanda deixou toda a paisagem descortinada. Integrando o interno com o externo.
O pequeno quarto nos fundos, deu lugar a cozinha em conceito aberto. O espaço é delimitado pelo piso diferenciado em cerâmica, inspirada nos ladrilhos hidráulicos das casas antigas. A bancada da pia em "L" foi moldada em concreto com acabamento no cimento queimado. Azulejos hexagonais azuis e armários de madeira com puxadores de louças, completam o visual da cozinha. Na sequência, a antiga salinha deu lugar a sala de jantar. Ao fundo, separada por uma porta de caixilhos, a varanda com vista para o rio que corta a cidade de Lençóis.
Vista da área ampliada com a varanda separada da sala de jantar por portas de correr em caixilhos de madeira e vidro. No piso da varanda, porcelanato de madeirada inspirado na madeira de demolição.
No lugar do velho quintal, um deck com banheira de hidromassagem com vista para o rio. Convite imperdível para relaxar sob a lua com uma taça de vinho, depois de passar o dia caminhando pelas trilhas e cachoeiras da Chapada.
Assim como a varanda do térreo, o deck foi revestido com porcelanato, inspirado na madeira rústica. Além da banheira, o deck conta também com um chuveirão com paredes revestidas com cerâmicas rústicas em vários tons de azuis.
Vista do deck com a hidro e o rio ao fundo.
A antiga varandinha no subsolo, ligada por acesso externo ao térreo, deu lugar ao espaço gourmet com escada interna, interligando subsolo e térreo através da varanda ampliada. O novo espaço tem acesso direto ao deck com hidro e chuveirão.
Seguindo a mesma linha da cozinha no térreo, o espaço gourmet tem bancada em concreto e cimento queimado (mesmo recurso usado no lavabo) e armários em madeira com puxadores de louças. Na parede da pia, o mesmo revestimento hexagonal. Na parede lateral, revestida com cerâmica tipo ladrilho hidráulico em patchwork, foi embutida a churrasqueira elétrica que também serve como forno de pizza.
A Suíte Master, localizada no fundo da casa, onde ficava a antiga cozinha, ganhou com a ampliação um pequeno estar íntimo para ver TV ou acessar o notebook e uma varanda privativa com vista para o rio. No piso do quarto, porcelanato inspirado no cimento queimado e na varanda, inspirado na madeira de demolição.
Nos banheiros, apenas as paredes do box são revestidas com cerâmicas geométricas e rústicas em tons de azul. Repare no nicho embutido no box, modelado em concreto. Nas demais paredes, assim como nas bancadas e nichos foram aplicados o cimento queimado.
Simples, práticos, convidativos e aconchegantes. Assim são os dois quartos de hóspedes com suas paredes originais com colunas de pedras da região (como não amar esse detalhe?), pé direito alto, forro de madeira, piso inspirado no cimento queimado e as lindas portas azuis originais em duas bandas.
“Embora tenha saído de lá muito pequena, tenho uma forte ligação afetiva com a Chapada Diamantina, especialmente com Lençóis, onde minhas raízes estão fincadas, terra onde meus pais se conheceram e construíram uma vida em família, repleta de sonhos e realizações. Tive a imensa sorte de receber essa casa do meu pai, que sempre percebeu esse meu encantamento pela região, e, desde os anos 80, ela tem sido o meu refúgio, um pedacinho do paraíso, aonde eu vou para me reconectar com a minha essência. Apesar de simples e rústica, essa casa, para mim, sempre foi perfeita, ao entrar nela sempre me senti acolhida, abraçada e protegida. Mas o tempo, que não poupa nada nem ninguém, foi aos poucos mostrando as suas marcas nas paredes, no telhado, no piso...meu refúgio precisava de cuidados, de manutenção, mas como fazer benfeitorias em um espaço tão especial, repleto de memórias e afetos, sem perder a identidade e tirar seu encanto? Minha experiência anterior, com o projeto de reforma de meu apartamento em Salvador, me dizia que Maristela Bernal, uma profissional aberta ao diálogo, que não impõe, mas compartilha suas ideias aos seus clientes, era a pessoa certa para me ajudar a tornar o meu paraíso ainda melhor e mais belo. Para concretizar o projeto, tive a sorte e a felicidade de contar com os serviços do competente e valoroso mestre de obras, Marconi Nascimento Santos, que fez a diferença. Com essa dupla, não tinha como não ficar feliz com o resultado!” Blande Viana
Como escrevi no início, amamos a Chapada. Então, não resistir e coloquei uma foto nossa de uma das várias passagens por lá.
Espero que você tenha apreciado esse passeio pela Chapada, através desse Relato de Projeto. Se quiser conhecer mais sobre a Bernal Projetos clique aqui. São anos de amor e parceria, construindo sonhos.